Os funcionrios da Santa Casa de Marlia esto h trs anos desenvolvendo um trabalho no sentido de criar dentro do hospital local, procedimentos padronizados para atendimentos diversos. Estes procedimentos normatizaro o atendimento com fornecedores, pacientes, colaboradores e meio ambiente, entre outros, tendo como princpio a tica. "Vamos ter o nosso Cdigo de tica", anunciou Mrcio Mielo, Coordenador de Gesto e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense, que vem trabalhando essas e outras questes com os gerentes, encarregados, parceiros de servios terceirizados e corpo clnico do hospital. "Definimos estratgicamente, o negcio, a misso, a viso e os valores da Santa Casa", frisou o dirigente que vem debatendo esses temas h tempos, e que constantemente so levados reflexo entre os envolvidos.
Segundo ele o grupo definiu como Negcio da Santa Casa, a promoo da sade. A Misso prestar assistncia s pessoas de forma a aliviar a dor e diminuir o sofrimento, com dedicao e solidariedade, valorizando a vida. A Viso do hospital mariliense ser reconhecido como referncia regional em alta complexidade. Os Valores a serem seguidos so: tica, humanizao, compromisso social e excelncia. Para Mrcio Mielo todos esses valores esto sendo construdos atravs da participao de todos os colaboradores e com o apoio da comunidade e direo do hospital. Ele refora que os aspectos ticos envolvem todos os demais valores da instituio e por isso a necessidade de trabalhar este tema junto comunidade de colaboradores e parceiros. " preciso unificar as idias, para termos aes padronizadas, e condutas ticas", disse.
Baseado no estudo atravs da literatura especfica sobre o assunto, as diferenas conceituais entre os gerentes e encarregados foram previamente discutidas e apresentadas. Em seguida foi promovido um encontro para discutir os aspectos conceituais referentes ao tema, atravs de uma palestra com a Professora e Doutora da Disciplina de Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Marlia (Famema), Elizabeth Hernandes Correia, o que permitiu uma aproximao maior com o tema e assim iniciar o processo de unificao de pensamentos. "Com os exemplos ilustrativos que ela fez, passamos a ter mais fcil, simples e claro, o que ns queremos, quanto ao comportamento tico dentro do hospital", comentou Mrcio Mielo que continuar trabalhando este assunto com o grupo por mais alguns meses.
Segundo o Coordenador de Gesto e Desenvolvimento Institucional do hospital mariliense a discusso agora definir quais os itens vo compor o Cdigo de tica da Santa Casa para e a partir da, passar a construo efetiva e coletiva do documento. "A idia que todos os nossos colaboradores e parceiros possam ter uma postura e conduta tica com fornecedores, entre os prprios funcionrios, pacientes e acompanhantes e um compromisso tambm com o meio ambiente", exemplificou o dirigente ao acreditar na concluso final do texto que ser o Cdigo de tica da Santa Casa de Marlia, prximo do final do ano. |