Os comerciantes da cidade de Marlia j esto preparados para as vendas de final do ano, que comeam neste perodo de novembro, quando a maioria das empresas inicia o pagamento da primeira parcela do 13 salrio. Segundo o superintendente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Jos Augusto Gomes, com a entrada do 13 salrio na conta dos consumidores, cerca de R$ 64 bilhes sero injetados na economia brasileira em dezembro, o que equivalente a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese). A maior parte desses recursos ser usada para quitar dvidas, acredita o dirigente da Acim. Outra parcela substancial ser gasta na compra de presentes para alegria dos lojistas, disse animado.
Segundo pesquisa feita pela Associao Nacional de Executivos de Finanas, Administrao e Contabilidade (Anefac), realizada com 514 trabalhadores formais de todas as classes sociais da capital paulista entre os dias 10 e 23 de outubro, os nmeros so positivos, segundo o superintendente da Acim. O resultado do levantamento mostra que o comportamento do consumidor no mudou muito nos ltimos anos. Da a possibilidade do comerciante se preparar adequadamente, sugeriu Jos Augusto Gomes, ao analisar a pesquisa e verificar o mesmo comportamento do consumidor de anos anteriores.
Ao estudar a pesquisa realizada, Jos Augusto Gomes reparou que nada menos que 58% das pessoas pretendem gastar o 13 para saldar dbitos. Apesar de significativo, esse percentual 7,94% menor que o detectado no ano passado, quando bateu em 63%. A regularizao de dvida no deixa de ser benfico para o comrcio, pois, o consumidor passa a ter crdito no perodo mais importante do ano para o comrcio, opinou o superintendente da Acim. Segundo o dirigente o nmero de pessoas que pretendem usar o 13 salrio para comprar presentes no Natal passou de 15% em 2006 para 20% neste ano, crescimento de 33,33%. E grande parte vai gastar um valor maior.
Sobre a preferncia do consumidor, a pesquisa apresenta: brinquedos (81%), bens diversos (79%), roupas (78%) e produtos eletroeletrnicos ou eletroportteis (76%). Os artigos de informtica sero muito procurados. Eles foram apontados por 44% dos entrevistados, aumento de 4,76% em relao ao mesmo perodo do ano passado. So produtos que o consumidor encontra no comrcio de Marlia, falou o representante da Acim ao afirmar que a cidade plo regional de consumo. |