|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Shintaku lamenta falta de investimento para agricultura |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Trens so, na opinio de Shintaku, a soluo para o transporte agrcola e industrial |
|
O presidente do Sindicato Rural de Marlia, Yoshimi Shintaku, lamentou a falta de investimento pblico e privado no transporte de trens no Brasil, por considerar ser um importante meio de escoamento dos produtos agrcolas num pais de dimenses continentais como o Brasil. Atualmente no temos 30 mil quilmetros de ferrovia em todo o Pas, falou ao lembrar que a malha ferroviria nacional chegou a ter mais de 60 mil quilmetros. O Governo sempre priorizou o transporte rodovirio, do que o ferrovirio e o hidrovirio, falou ao lamentar a opo, por entender ser o transporte ferrovirio como sendo o mais vivel em termos de capacidade de transporte e de custos.
Yoshimi Shintaku concorda que o setor automobilstico sempre foi importante em termos de arrecadao de impostos e de empregabilidade, no entanto afirma que nunca foi feito no Pas uma avaliao profunda e criteriosa dos incalculveis prejuzos de ordem social e financeira com a opo do Governo. Temos observado que a indstria naval, por exemplo, tem crescido no Pas, comentou ao acreditar que algo parecido poderia acontecer com o setor de ferrovias. Penso que os quatro setores, estimulados, promoveriam empregos e recursos governamentais em propores semelhantes, falou o dirigente ruralista.
Na opinio do sindicalista mariliense os nove milhes de quilmetros quadrados, de extenso territorial do Brasil, seriam muito bem interligados por trilhos, ajudando espetacularmente as produes de gro, lcool combustveis e ainda produtos da agropecuria, manufaturados industriais com expressiva economia no custo por tonelada. Tudo isso sem ressaltar a importncia do ir e vir de pessoas, seja no aspecto turstico ou empresarial, comentou o dirigente que considera o transporte ferrovirio como agente de incluso social no Brasil. Se o Governo retomasse as obras da malha ferroviria, promoveria muitos empregos, acredita.
A cidade de Marlia chegou a ser um grande centro de manobras ferrovirias, bem como acesso para transporte de produtos agropecurios. No entanto, com a desativao do sistema de trens os locais foram se degradando, causando problemas sociais, jurdicos e at de dvidas quanto a utilizao ou no do pouco que restou. Ningum tem certeza se a ferrovia est em atividade, ou no, na cidade e diante disso as pessoas no sabem como agir, comentou ao verificar a falta de cancelas, de proteo, e conservao dos trilhos. O ideal seria a sua plena utilizao, para que fosse utilizado de forma eficaz no escoamento da produo agrcola e industrial, falou o dirigente. |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|