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Título:
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Consumidor est cauteloso diz vice-presidente da Acim |
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Mauro Celso Rosa o vice-presidente da Acim: O consumidor pensa mais antes de comprar, disse |
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O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Mauro Celso Rosa, afirmou que apesar do aumento da renda do consumidor nos ltimos anos, a populao brasileira em geral est mais cautelosa e, no momento, reavalia seus planos de consumo, como um provvel reflexo da crise econmica mundial. A cada ano que passa o consumidor vai adquirindo critrios para decidir uma compra, falou o dirigente ao analisar um estudo desenvolvido por uma financeira para um banco francs. Segundo a pesquisa o movimento de ascenso da classe mdia foi interrompido e registrou recuo aproximado de 2 milhes de pessoas no ano passado, quando a classe C chegou a 45% da populao (86,4 milhes de habitantes) diante de 46% em 2007 (86,2 milhes).
Ao verificar o documento com o levantamento de dados, os nmeros mostram que em 2008, as classes D e E equivaliam a 75,8 milhes de pessoas (40% do total) frente a 72,9 milhes (39%) em 2007. So sinais importantes que o comrcio precisa ficar atento, disse Mauro Celso Rosa que acredita nesta atitude de cautela, que 36% pretendem adquirir eletrodomsticos neste ano, diante de 37% em 2008, segundo a pesquisa. Isso tambm aconteceu com automveis (14% frente a 17%). Este estudo indicou que o critrio para detectar a mobilidade social o de aquisio de bens, explicou.
Na opinio de Mauro Celso Rosa a crise no afeta imediatamente esse movimento. Entendo que a crise s se consolida quando as pessoas comeam a se desfazer dos itens adquiridos, opinou o vice-presidente da Acim. O estudo aponta, um estgio anterior, em que o consumidor comea a reavaliar sua capacidade de comprar bens e redefinir seus planos para o futuro. O quadro geral de mobilidade social passou por uma transformao significativa nos ltimos anos, constatou o dirigente. Ele lembra que em 2005 as classes D e E sempre encontravam-se apertadas no final do ms. Agora esse pessoal destina as sobras para a compra de eletroeletrnicos, falou.
PERSPECTIVAS Segundo o estudo, apesar da inadimplncia ter crescido, de ter havido queda na arrecadao e nos nveis de emprego, os brasileiros pretendem consumir at o final de 2009, mas com cautela e planejamento. E as compras com valores menores no sero cortadas. Um exemplo o desempenho dos supermercados, que aumentaram suas vendas em 4,01% em maio comparando com o ms do ano passado. Por isso, existem boas perspectivas para as empresas que continuarem a investir, mesmo que os indicadores de desempenho geral da economia sejam contraditrios. Ele conclui que, apesar das turbulncias, h estabilidade, e as medidas tomadas pelo governo federal para combater a crise contribuem para manter a economia aquecida. As definies de classes sociais utilizadas so as do Critrio de Classificao Econmica Brasil (CCEB). A renda familiar avanou em todas as classes. Na D/E, por exemplo, passou de R$ 545 em 2005 para R$ 1.162 em 2008, um ganho de 19,3%. Foram entrevistadas 1,5 mil pessoas, de 70 municpios em 9 regies metropolitanas, no final de 2008. |
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