|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Pesquisa mostra otimismo dos brasileiros, diz Acim |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Srgio Lopes Sobrinho, mais animado, aps ver pesquisa sobre comportamento empresarial brasileiro |
|
O presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Srgio Lopes Sobrinho, concordou com recente pesquisa realizada pela KPMG, que promoveu uma amostra em diversos pases que indica os empresrios brasileiros como sendo os mais confiantes em uma melhora do ambiente de negcios nos prximos 12 meses. Faz parte de nossa cultura acreditar que o futuro sempre ser melhor, disse o dirigente ao analisar o trabalho realizado que numa escala de expectativas que varia -100 (todos pessimistas) a +100 (todos otimistas), na qual zero considerado ponto neutro, o nvel de confiana chegou a +84,6 na indstria e +77,4 no setor de servios.
Para efeito de comparao, a mdia dos Bric, o grupo que rene Brasil, Rssia, ndia e China, as principais economias emergentes, foi de +54,1 para a indstria e +51,9 para o setor de servios. No tenho medo de errar que o empresrio brasileiro vive um bom momento, diferente do que se fala da crise mundial, comentou o dirigente que concorda que o mercado brasileiro est na contra mo dos outros pases que sofrem com a crise mundial.
No mundo desenvolvido, os Estados Unidos (+54) e a Gr-Bretanha (+50,4) foram os pases nos quais os industriais expressaram maior otimismo. No Japo esse indicador chegou a (+26,8), que a KPMG considerou como um resultado relativamente positivo para um pas enfrentando o prospecto de deflao. Globalmente, a mdia do ndice de confiana chegou a +42.9 na indstria e +46.5 nos servios.
O Panorama de Negcios, de periodicidade trimestral, ouviu em outubro 11 mil empresas nos Estados Unidos, Japo, nos Bric e em pases industrializados e emergentes da Unio Europia. O otimismo dos industriais e empresrios de servios brasileiros j havia sido detectado na edio de agosto da mesma pesquisa e foi recentemente confirmado por uma sondagem divulgada pela Fundao Getlio Vargas (FGV). Tenho certeza que os anncios da Copa do Mundo e das Olimpadas no Brasil, so motivos bem favorveis para que o setor produtivo esteja animado, comentou Srgio Lopes Sobrinho que acredita neste tipo de situao, que certamente contagiar tanto comerciantes como consumidores. Temos tudo para que tenhamos um futuro muito melhor do que estamos vivendo hoje, opinou o presidente da Acim. |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|