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Otimismo eleva ICC, diz Acim. Bom para o comrcio |
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Mauro Celso Rosa: O comrcio vive um bom momento, diz o vice-presidente da Acim |
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O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Mauro Celso Rosa, considerou como excelente a notcia de que o indicador da Fundao Getlio Vargas mostra que a situao do mercado de trabalho e da inflao tem levado as pessoas a mostrar mais confiana na economia brasileira, mesmo havendo piora nas perspectivas para os prximos meses. Isto quer dizer que o comrcio vive um momento bom e que o consumidor est seguro em investir nas lojas, disse o dirigente ao tomar conhecimento sobre a pesquisa publicada pela FGV, referente ao ndice de Confiana do Consumidor (ICC). Pela segunda vez consecutiva, o otimismo do consumidor atingiu em setembro o maior nvel da srie histrica do ICC, iniciada em setembro de 2005, resumiu o dirigente mariliense.
O ICC apresentou avano de 0,7% em setembro em relao a agosto e, com o resultado, o desempenho do indicador foi de 120,8 pontos para 121,7 pontos. O indicador calculado com base em uma escala de pontuao entre zero e 200 pontos (sendo que, quanto mais prximo de 200, maior o nvel de confiana do consumidor). O comportamento do consumidor tem sido criteriosos, concluiu Mauro Celso Rosa. Segundo a FGV, o percentual de consumidores no total de entrevistados que avaliam a situao econmica atual como boa aumentou de 28,1% para 33,6% de agosto para setembro. J o dos que a consideram ruim caiu de 22,6% para 21,2%, no mesmo perodo.
No entanto houve uma piora nas perspectivas para a economia nos prximos meses. A parcela de consumidores que projeta melhora no cenrio, nos seis meses seguintes, caiu de 28,4% para 26,5% de agosto para setembro; j a dos que preveem piora subiu de 10,7% para 11,3%, em igual perodo. As expectativas de compras de bens durveis ficaram relativamente estveis em setembro. Embora a fatia de consumidores entrevistados que pretende comprar esse tipo de produto nos prximos meses tenha cado de 16,5% para 15% de agosto para setembro, a parcela de pesquisados que informou inteno de comprar menos tambm caiu, de 26,5% para 25,5% no mesmo perodo. As famlias esto, no momento, saindo de um ciclo de endividamento provocado pela antecipao de compras iniciada no ano passado, lembrou Mauro Celso Rosa, ao destacar, inclusive, as promoes geradas pela reduo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em automveis, geladeiras, entre outros.
Um dos fatores que mais contriburam para formar o cenrio positivo atual a avaliao do brasileiro quanto ao mercado de trabalho. Mauro Celso Rosa acredita que o mercado tem apresentado resultados favorveis nos ltimos meses, principalmente por causa do perodo eleitoral, que gerou mais empregos temporrios. Certamente ao elevar a renda do consumidor, de uma maneira geral, isto conduz a uma melhora no humor do brasileiro, frisou o vice-presidente da Acim.
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