Foi lanada de forma oficial nas dependncias da Santa Casa de Marlia a campanha de 2011 - Outubro Rosa, voltada para o trabalho de conscientizao da necessidade de exames preventivos contra o cncer de mama. Este trabalho est sendo desenvolvido pelo Instituto Avon, em parceria com a Secretaria Municipal da Sade e diversos outros parceiros que esto fortalecendo o movimento iniciado na cidade em 2001. Desde o comeo da campanha nosso trabalho sempre foi intenso, pois, a Santa Casa a base para o tratamento oncolgico, disse o mdico Carlos Giandon, coordenador do programa de preveno e deteco precoce do cncer de mama, ao abrir os trabalhos na manh de sexta-feira, com o incio das atividades oficiais da campanha Outubro Rosa 2011.
O dirigente recordou do investimento de quase R$ 200 mil do Instituto Avon na campanha em 2006, e que de l para c foram muitas as conquistas. O programa s se desenvolve com o envolvimento da comunidade, disse o mdico ao lembrar das 3.500 mulheres atendidas, dos 1.600 ultrasom realizados, dos 250 exames feitos e dos 50 casos diagnosticados a tempo de cura do cncer de mama. So nmeros razoveis para a nossa regio, falou ao comparar com nmeros relacionados ao Pas, que tem 50 mil novos casos por ano, bem como acontecem 10 mil mortes de mulheres brasileiras com cncer anualmente. Estamos diagnosticando tardiamente, alertou. Voltamos a ter problemas em nossa regio na demora dos agendamentos, destacou apesar dos cinco mamgrafos existentes na cidade. Essa quantidade ainda insuficiente, lamentou.
Segundo Lia Raquel Gaspari Noda, da oncologia clnica da Santa Casa de Marlia, existem 90% de chances de curar uma mulher com cncer de mama, quando diagnosticado com antecedncia. Mas existem 90% de morte nos casos mais evoludos, disse ao lembrar que a doena mexe com a estrutura de uma pessoa com cncer. Envolve famlia, auto-estima e trabalho, comentou ao sugerir um cuidado especfico neste sentido, tambm. No podemos deixar de fazer o diagnstico antecipado, reforou a mdica ao elogiar o programa desenvolvido pelo Instituto Avon e Santa Casa de Marlia.
Para a superintendente da Santa Casa de Marlia, Katia Ferraz Santana, a Presidente da Repblica, Dilma Rousseff, deixou claro que o cncer de mama est entre as prioridades do Governo Federal, o que deve colaborar com campanhas mais intensas. Estamos no caminho certo, disse a dirigente mariliense que conduziu os trabalhos no lanamento da campanha. No ano que vem poderemos melhorar a campanha como estamos fazendo a cada ano, sugeriu ao ouvir da representante do Instituto Avon, Mrcia Pinheiro, a possibilidade de em 2012 a carreta da Avon estar em Marlia. Esta possibilidade existe, disse a convidada ao explicar do que se trata a carreta. toda uma estrutura que a regio de Marlia pode contar, falou ao dizer que atualmente esta carreta est em Penpolis e que ficar no interior paulista durante dois anos. Marlia deve receb-la, disse. |