|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Pesquisa pede cautela diz dirigente da Acim |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
O futuro presidente da Acim analisa ndices que apontam cautela. Mas no queda, disse Daniel Alonso |
|
O presidente do Conselho Consultivo da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), e futuro presidente de diretoria, Daniel Alonso, mostrou-se cauteloso quanto ao consumo no ms de dezembro. o que indica o ndice Inteno de Consumo das Famlias (ICF), calculado pela Confederao Nacional do Comrcio de Bens, Servios e Turismo (CNC), disse o dirigente ao verificar a queda de 0,2% neste ms em relao ao ms anterior. A taxa foi considerada estvel pela instituio, explicou. Em novembro, o indicador subiu 0,3% comparado com outubro, falou ao verificar a pesquisa.
De acordo com o dirigente da Acim o desempenho refora a expectativa de crescimento do comrcio varejista em torno de 5,8% nas vendas de Natal. Em dezembro, a queda foi influenciada por resultados negativos em capitais das regies Centro-Oeste, Norte e Sul, comentou ao verificar os dados do material divulgado. Em relao a dezembro do ano passado, o ICF mostrou queda de 4,3% no ltimo ms de 2011. Nessa comparao, todos os ndices relacionados ao consumo e ao crdito registraram patamares inferiores aos de dezembro de 2010, comparou. Na avaliao da CNC, os bons resultados no mercado de trabalho tm impedido queda maior na confiana das famlias.
Daniel Alonso chama ateno para a acelerao da inflao no perodo, que corri salrios reais, impedindo crescimento mais robusto da renda, como ocorrido no ano passado. Para o futuro presidente da Acim a tendncia que o mercado de trabalho continue a manter a confiana das famlias em nvel positivo. Isso porque o ritmo mais fraco da economia, em comparao com o ano passado, no foi capaz de reverter o processo de abertura de novas vagas no mercado de trabalho, opinou o dirigente atento aos nmeros.
Mesmo assim ele acredita num crescimento no volume de vendas por entender que o Natal sempre estimula as compras. Essa a magia no Natal, disse Daniel Alonso que mesmo vendo ndices cautelosos tem a expectativa de crescimento nas vendas. No existe frmula para medir isso, a no ser vendo consumidor nas ruas com pacotes e lojas lotadas e movimentadas, comentou ao defender crescimento superior a 10% a igual perodo do ano passado. Cautela no sinnimo de queda, frisou. |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|