Dezenas de comerciantes da cidade de Pompeia estiveram reunidos na sede da Associao Comercial e Empresarial de Pompeia (ACEP), para palestra sobre: Atendimento ao cliente, realizado em parceria com o Escritrio Regional do Sebrae, quando a consultora Tatiana Campos, teve a oportunidade de expor o tema com propriedade. Foi um encontro muito proveitoso em que os associados participaram de forma direta e saram bem informados, avaliou o presidente da entidade, Alair Mendes Fragoso, que defensor de eventos semelhantes. A informao continua sendo o maior patrimnio dos empresrios, falou. O encontro teve como objetivo sensibilizar o empreendedor para a importncia do cliente como indicador da qualidade no atendimento e para a sobrevivncia da empresa.
A expositora apresentou caminhos para um atendimento de qualidade, a partir da orientao aos colaboradores. O primeiro contato com o cliente normalmente feito por um colaborador, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativo da ACEP. Assim sendo, so eles que necessitam de conhecimento e tcnica de abordagem, completou a dirigente que considerou vlida a presena de um bom nmero de comerciantes no encontro gratuito realizado.
Para o presidente da associao comercial o comerciante precisa contar com uma equipe de vendas harmoniosa, competente e envolvida com a empresa. O produto pode ser bom, o preo pode ser o melhor, mas se o atendimento no for bom, a loja pode perder em no efetuar a venda, disse o presidente Alair Mendes Fragoso. Quando o vendedor no aborda bem o consumidor, alm de no vender, espanta, completou ao considerar importante um trabalho na preparao da equipe de vendas numa loja de qualquer porte. Este tipo de ateno desde uma pequena loja at nos grandes magazines, comparou.
Na opinio de Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas a troca de funcionrios um dos principais problemas na formao de uma equipe de vendas permanente ou duradoura. Da a necessidade de constantemente realizar treinamento neste sentido, pois, a troca de funcionrios grande e nem sempre todos esto alinhados com o mesmo plano de ao, disse a gerente administrativa da ACEP ao sugerir que o comerciante interessado em participar de eventos semelhantes, que procure a secretaria da associao comercial, atravs do nmero telefnico: (14) 3452-1288. Temos uma programao ampla neste sentido e que os associados ou no podem e devem participar, concluiu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.
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