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SCPC da Acim aponta elevao nas consultas jurdicas |
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Carlos Francisco Bitencourt, coordenador do SCPC da Acim, analisa dados do trimestre |
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Levantamento dos dados das consultas ao banco de dados do Servio de Proteo ao Crdito (SCPC), da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), aponta elevao no nmero de consultas de empresas (jurdicas), na ordem de 9,91 nos primeiros trs meses do ano, sendo o ms de maro como o de maior concentrao com elevao de 21,19% comparativo ao movimento do ano passado. Isto era esperado em razo das passagens do Ano Novo e do Carnaval, comentou Carlos Francisco Bitencourt, coordenador do CPC da Acim. Na realidade a vida empresarial comeou em maro, disse o dirigente que refora o pensamento de que a movimentao comercial maior depois dos meses de janeiro e fevereiro. A tendncia de crescimento neste sentido, destacou ao apontar, novamente, queda nas consultas fsicas que este ms foi de 9,5% e 9,6% no trimestre.
A diferena nos dados simples segundo o coordenador. As informaes sobre o credirio entre pessoas fsicas recebem influncia nas vendas atravs dos cartes de crdito, dbito e benefcios, enquanto que nos dados entre pessoas jurdicas, este tipo de influncia muito baixa, quase inexistente. Quando o lojista busca informaes do credirio do cliente comum, a procura tem diminudo em razo da mudana de comportamento do comrcio em geral, explicou Carlos Francisco Bitencourt. Quando se trata de informaes empresariais, diferente porque os dados so mais especficos, amplos e detalhados, disse o dirigente que considera normal as comparaes entre a queda de um e elevao de outro. Os dados sobre cheques, tambm sofrem com a mudana de comportamento atravs dos cartes de crdito, dbito, a vista e de benefcios, falou o dirigente da Acim.
Nos dados em pessoas fsicas o ms de maro de 2011 chegou a 41.931 consultas, enquanto que este ano chegou a 37.933, com queda de 9,5%. As consultas sobre as emisses de cheques em 2011 o ms de maro atingiu 39.297 consultas, diante das 36.781 neste ano, com queda de 6,4% no ms de maro. Nos dados em pessoas jurdicas, este ms chegou a 3.740 consultas, diante das 3.086 consultas no ano passado. Neste caso houve uma elevao de 21,19% ao ms, com 9,9% no trimestre.
O monitoramento mensal se deve sobre a anlise do comportamento do lojista quanto a proteo nas vendas a prazo. Quando h consulta, porque existe uma negociao a prazo, o que no quer dizer em venda efetivada, explicou Carlos Francisco Bitencourt. Os dados do SCPC no refletem vendas, disse. Demonstram negociao, apontou ao considerar importante o acompanhamento para que a prestao de servio aos associados seja cada vez melhor e de maior amplitude. O SCPC cuida da proteo s vendas, fazendo com que o comerciante tenha segurana na hora de vender, explicou. Sabendo da condio do cliente, o comerciante define se efetivar ou no a venda, o que no chega ao nosso conhecimento a deciso, comentou Carlos Francisco Bitencourt.
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