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Título:
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Acim comemora elevao nas vendas no varejo |
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Libnio Victor Nunes de Oliveira, vice-presidente da Acim, avalia pesquisa do IBGE favorvel ao varejo |
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O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Libnio Victor Nunes de Oliveira, considerou como muito boa a elevao nas vendas no varejo na ordem de 12,5%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), que apontou as vendas do comrcio varejista restrito subiram 0,2% em maro na comparao com fevereiro, na srie com ajuste sazonal. Na comparao com maro do ano passado, os negcios cresceram 12,5% em igual ms deste ano. At maro, as vendas do varejo restrito acumularam altas de 10,3% no ano e de 7,5% no perodo de 12 meses. Isto quer dizer que as expectativas so positivas, disse o dirigente ao analisar a Pesquisa Mensal de Comrcio (PMC).
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construo e de veculos, as transaes apresentaram avano de 0,6% no ms de maro diante de fevereiro, na srie com ajuste sazonal. Na comparao com maro do ano passado, esse mesmo recorte de negcios registrou alta de 10,2%. At maro, as vendas do comrcio varejista ampliado acumulam crescimento de 7,3% no ano e de 6,7% nos ltimos 12 meses. A receita nominal do comrcio varejista aumentou 0,3% na passagem de fevereiro para maro deste ano. Na comparao com maro de 2011, a expanso foi de 15,4%. No ano, a receita acumula uma elevao de 13,9% e, em 12 meses, de 12,1%. A receita do varejo ampliado subiu 0,6% em maro comparado com fevereiro. Na comparao com maro de 2011, houve avano de 12%. No ano, o aumento de 9,4% e, em 12 meses, de 9,2%.
De acordo com Libnio Victor Nunes de Oliveira o IBGE revisou a taxa do volume de vendas do comrcio varejista em fevereiro comparado com janeiro, de baixa de 0,5% para 0%. A taxa de janeiro diante de dezembro de 2011 tambm foi revisada, de 3,3% para 3,2%. J o volume de vendas do varejo ampliado em fevereiro comparado com janeiro foi revisado de queda de 1,1% para recuo de 0,8%. A presso do governo pela reduo dos juros ao consumidor deve ajudar as vendas do comrcio varejista nas prximas leituras da PMC, acredita Libnio Victor Nunes de Oliveira. Os bancos vm baixando os juros de crdito direto ao consumidor, cheque especial, carto de crdito. E isso realmente um estmulo para o consumo, apontou. preciso aguardar para ver qual ser o impacto dessas medidas no comrcio varejista, sugeriu.
Pelo menos trs atividades, entre as dez que integram o varejo ampliado na pesquisa, podem ser beneficiadas pela reduo nos juros bancrios: eletroeletrnicos, automveis e a parte de informtica tambm. possvel que o corte nos juros ajude a diminuir a inadimplncia nos financiamentos de veculos, fazendo com que as financeiras voltem a facilitar o crdito para o consumidor, prev o vice-presidente da Acim.
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